Você já se perguntou num dia chuva onde está o sol? Numa noite escura onde estão a lua e as estrelas? Num dia de tristeza onde está a alegria? Num momento de doença onde está a saúde? Na hora da derrota onde está a vitória? Num tempo de guerra onde está a paz? Você já se perguntou diante da morte onde está a vida ? O sol, a lua, as estrelas, a alegria, a saúde, a vitória, a paz e a vida estão onde sempre estiveram, desde o princípio da criação. O que dá sentido à vida está muito mais no invisível do que naquilo que se vê. Quando se der mais valor à aparência do que à essência, ao material do que ao espiritual, ao ter do que ao ser, o mundo continuará sendo uma grande fábrica de sonhos, ilusões e decepções.
Cavernas
Vivemos um tempo de transformações e de desafios. Nada novo. A novidade está na velocidade das mudanças. Somos a geração da inteligência artificial e da transição planetária, mas, se ficarmos isolados, seremos a geração da solidão e da depressão. Desde que saiu das cavernas, o homem sempre foi movido pelo desejo de descobrir, de conhecer o desconhecido. E fez isso desbravando mares. Hoje viaja pelos ares. Recentemente, uma manchete internacional destacou que o megatelescópio James Webb descobriu que “há luz nos confins do Universo”. E nos confins da alma ? É preciso conhecer melhor a caverna interior e descobrir o que é importante, além daquilo que se vê.
Estrada contestada
O novo valor do pedágio na RSC-287 pode ser contestado judicialmente. Um escritório de advocacia deve ser contratado por uma entidade tradicional, para examinar a possibilidade. As reclamações contra a estrada, que vai ganhar 14 controladores de velocidade, tem se repetido frequentemente. Foi o que se viu no Seminário de Gestão e Desenvolvimento, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, realizado no Centro de Convenções da UFSM. Dentre os aproximadamente 600 participantes, ocorreram muitas manifestações quando o assunto foi abordado por um dos painelistas...
O tempo e a dívida
Dívida do Município para o IPASSSP-SM – Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria – é de R$ 3,5 bilhões. Como os gestores passam, e o Município continua, 300 mil pessoas (números redondos) são devedores deste montante para 5.489 segurados entre ativos, aposentados e pensionistas. O valor é três vezes e meia maior que o orçamento previsto para este ano. Uma verdadeira bomba-relógio, que deve começar a ser desativada, pelo menos com amortizações anuais.
Código Penal Militar
Senado aprovou projeto de lei com várias mudanças no texto do Código Penal Militar. O projeto teve origem na Câmara dos Deputados, seguindo agora para a sanção presidencial. Uma das inovações do projeto é o endurecimento da pena para tráfico de drogas praticado por militares. A pena máxima passa de até 5 anos para até 15 anos. O roubo de armas e munições de uso restrito militar ou pertencente à instituição militar se torna qualificado, o que significa um aumento de um terço à metade da pena (4 a 15 anos de reclusão). O projeto prevê outras alterações, além de várias adequações ao texto legal.
Estas questões foram debatidas no Seminário de Direito Militar, realizado na semana passada em Santa Maria.
Evasão escolar
O desafio de manter alunos em salas de aula é cada vez maior. Segundo o IBGE (dados de 2022) de um total de 52 milhões de estudantes de 14 a 29 anos no país, em torno de 18% (9,5 milhões) não completaram o Ensino Médio. No Estado, a cada 100 alunos do Ensino Médio, 11 abandonam os estudos. Em Santa Maria, um programa de combate à evasão escolar criado em 1977 pelo então secretário de Educação Pedro Aguirre, gestão de Osvaldo Nascimento, e executado pela professora Luci Duartes, a Tia da Moto, reduziu os índices de 17% para 0,42%. Hoje, em função da pandemia, estes números são da ordem de 5% a 6%. As causas valem um debate e um espaço maior. E terão.
E a Vida continua, nesta e em outras dimensões.